CONTEUDO GERAL - A Periodização da História Ocidental
Para entender a Periodização da Historia Ocidental é necessário primeiro compreender que existem variadas formas de medir o tempo. As diferentes civilizações ao longo da história utilizaram/utilizam marcos de variadas formas. Os principais calendários em uso Atualmente são os da imagem a seguir:
Como visualizado acima, cada calendário representa a contagem do tempo de uma cultura e civilização. Em 2024 pelo calendário judaico, estamos no anos 5784. No calendário Islâmico estamos no anos de 1445 e a partir de 10 de fevereiro de 2024, estaremos no ano 4721 do Calendário Chines, o ano do Dragão.

A idade Antiga tem seu inicio marcado pela invenção da escrita, a sedentarização de alguns grupos humanos que possibilitaram desenvolver agricultura, domesticação de animais e organizações estatais nas chamadas civilizações antigas, como a Egípcia, Mesopotâmica, Babilônica, grega, fenícia, judaica e outras. É na idade antiga que nasce Jesus.
A Idade Média é iniciada com a queda do Império Romano Romano do Ocidente em 476 d.C e fragmentação de parte da europa em Feudos. A característica social desta época era Senhores Feudais donos de terras e camponeses Servos que trabalhavam em busca de comida e proteção. Outra classe social era o Clero Católico ( padres, bispos, arcebispos, papa, religiosas). existiam anida os cavaleiros, que protegiam os feudos.
A Idade Moderna, marca o fim da idade Média com a tomada de Constantinopla pelos turcos em 1453 d. C. Este período é quando se intensifica a consolidação dos estados modernos europeus surgidos na Idade Média, como Portugal, Espanha e começam a surgir outros como Inglaterra, França que se tornam monarquias absolutistas... Também nessa época às grandes navegações e os descobrimentos/invasões da America, Africa e Asia pelos europeus.
Idade Contemporânea começa em 1789 com a contestação da autoridade absoluta dos reis pela Revolução Francesa, que começa a inspirar o surgimento de republicas por todo o mundo. Tem inicio uma profunda mudança social onde as principais classes sociais são a Burguesia (dona dos meios de produção) e Classe Trabalhadora (dona da força de trabalho). Intensifica-se a industrialização e o capitalismo deixa de ser comercial e passa ser industrial por meio das revoluções industrias que se sucedem pelo mundo
================================
Referencias Pedagógicas na BNCC:
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS PARA O ENSINO MÉDIO: Analisar a formação de territórios e fronteiras em diferentes tempos e espaços, mediante a compreensão dos processos sociais, políticos, econômicos e culturais geradores de conflito e negociação, desigualdade e igualdade, exclusão e inclusão e de situações que envolvam o exercício arbitrário do poder.
Habilidaedes: (EM13CHS106) Utilizar as linguagens cartográfica, gráfica e iconográfica e de diferentes gêneros textuais e as tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
Comentários
Postar um comentário